Albon sugere classificação por grupos para evitar “bagunça”: “Mas talvez seja estúpido”

Alexander Albon acredita que as regras de classificação da Fórmula 1 podem melhorar. Na China, uma verdadeira confusão formou-se na saída do pit-lane, minutos antes da chuva cair sobre Xangai

Alexander Albon acredita que o modelo de classificação pode melhorar na Fórmula 1. O piloto da Williams vê com bons olhos a possibilidade da categoria olhar com mais cuidado para o trabalho de saídas do pit-lane durante as sessões. No GP da China, durante a classificação para a corrida sprint, vários carros congestionaram a saída do pit-lane para tentar concluir as voltas rápidas antes da chuva cair sobre Xangai. Nico Hülkenberg, da Haas, foi flagrado acelerando para tentar sair mais rápido, mas acabou repreendido pelos fiscais de pista.

“Isso cria um pouco de bagunça, mas estamos bem. Não me importo com isso porque estamos [a Williams está] mais ou menos no meio [dos boxes], então podemos escolher melhor quando saímos para a pista”, disse o tailandês ao portal RacingNews365.

Albon explicou que conseguir a posição ideal na fila do pit-lane e na pista é um desafio entre não esperar muito tempo na saída do pit e não estar muito atrás na fila. Para ele, isso também faz parte das estratégias das equipes.

“Para as equipes da ponta, o problema é maior, mas eles serão rápidos de qualquer forma, então não importa”, brincou. “Sempre gostei da ideia de fazer uma qualificação dividida. Q1, dois grupos e problema resolvido na Áustria, por exemplo. Em pistas maiores, como Spa-Francorchamps ou Silverstone, acho que não precisamos disso”, continuou.

Alexander Albon participou de “bagunça” na saída do pit-lane, durante o fim de semana na China (Foto: Williams)

Albon sugeriu que a F1 encurte o Q1 e iguale os tempos de volta no Q2, mas reconheceu, também, que a ideia pode não resolver o problema. “Poderiam encurtar o Q1 e fazer com que todos tivessem, sei lá, o mesmo tempo do Q2 – mas talvez não, talvez essa seja uma ideia estúpida”, concluiu.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.